O Edital Social Valoriza 01/2021, foi criado com o objetivo de patrocinar projetos que contribuam para a promoção do desenvolvimento social na área de atuação da cooperativa, priorizando iniciativas que trabalhem de modo transversal com a promoção do cooperativismo e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 As inscrições encerraram-se no dia 05 de março com 64 projetos inscritos. Após análise das propostas habilitadas pela Comissão de Avaliação, foram selecionados 5 projetos. As instituições selecionadas se reuniram na data de hoje (05) para assinatura dos termos de Compromisso e Acompanhamento.

Conheça os projetos selecionados:


Organização

Nome do projeto

Sobre o projeto

1

APAE - Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais De Divinópolis

Trabalho emprego e renda: produção em foco

Tem como objetivo a construção de um espaço destinado para oficinas para continuidade do percurso da pessoa com deficiência intelectual e múltipla através da evolução de suas habilidades laborais e, consequentemente, promover o seu desenvolvimento global.

2

Associação Para Prevenção E Combate Ao Câncer Infantil E Adulto – SOS Do Câncer

Alimente esperança de cura

Existem pessoas que apresentam dificuldade ou impossibilidade para ingerir alimentos, também pacientes que enfrentam o câncer e precisam da suplementação para ganhar peso e resistir às quimioterapias.  E as crianças com síndromes raras, em alguns casos, se alimentam apenas dos suplementos, através de sondas. A SOS do Câncer trabalha no fornecimento de suplementos para essas pessoas. A instituição ainda atua no fornecimento de sondas, fraldas, custeio de exames de urgência, medicamentos não ofertados pelo SUS, e com os serviços atendimentos de psicólogo, nutricionista, dentista, ultrassonografia.

3

Geec - Grupo Educação Ética E Cidadania

Destino certo (ampliação)

Estabelecer mais um ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos em Divinópolis-MG. Utilizando container fechado e destinar o material coletado a uma empresa responsável pela reciclagem e destinação final das partes e componentes constituintes do material coletado em atendimento à Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos.   Fomentar a cultura através da leitura, com a doação e facilitação do acesso a livros, que serão separados e destinados a unidades prisionais e/ou à estruturação de um Sebo.

4

Instituto Vertentes Vale

Vertentes na escola

Um projeto inovador de transformação da educação na cidade Tiradentes, que servirá como laboratório para outras cidades, o projeto irá realizar a instalação de internet gratuita pelo bairro atendendo principalmente os mais carentes para que não fique uma distância grande social entre os alunos. Em parceria com a Associação do Bairro Várzea de Baixo, irá investir na aproximação dos pais para que esse desafio possa se tornar realidade.

5

Organização Comunitária Quero Viver - Projeto De Deus

Padaria projeto de deus

O projeto da padaria tem o objetivo de alimentar, profissionalizar, e manter o Projeto de Deus. Com a padaria o projeto irá treinar profissionais e oferecer a comunidade cursos na área de panificação, confeitaria e salgados.
Será possível também manter a alimentação das crianças e adolescentes das oficinas oferecidas pelo projeto. Com a parceria poderão fornecer pães e  levantar recursos para custear os profissionais envolvidos.