Em maio de 2020 o Sicoob Divicred foi convidado pelo SEBRAE a compor o seleto grupo de lideranças do projeto ELI. O programa iniciou no dia 15 de junho sendo conduzido pela fundação CERTI e finalizou no dia 20 de novembro com o seu lançamento, onde todo mês ocorriam workshops afim de definir os setores estratégicos a serem priorizados, o nível de maturidade do ecossistema, o plano de ação, as metas e indicadores do projeto.

A cooperativa aderiu ao projeto com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação local que vai de encontro a sua visão e por meio da conexão com os atores locais promover o surgimento de novos empreendedores, soluções inovadoras para a indústria local e oportunidades para a comunidade empreendedora.

O Sicoob Divicred participou de toda a construção deste projeto de forma totalmente online com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação juntamente com lideranças da nossa região, incentivando outras lideranças a fazerem parte deste movimento! A iniciativa representa também a integração com o sétimo princípio cooperativista de interesse comunidade.

A cerimônia de lançamento foi conduzida por Lina Volpini coordenadora do departamento de inovação do Sebrae e contou com uma palestra de Rony Meisler, fundador da empresa Reserva, e de Bráulio Bessa Uchoa, poeta,
cordelista, declamador e palestrante brasileiro. Na ocasião foram apresentados os resultados dos encontros e o plano de ação para desenvolver o ecossistema de inovação de Divinópolis, além de um bate papo bem bacana com Rony Meisler.

Para acessar na íntegra a gravação da cerimônia, basta acessar o link:
https://youtu.be/145Vnyewq3w


Acesse na íntegra o Plano de desenvolvimento do ecossistema de inovação pelo

 link: https://drive.google.com/file/d/1r1CoIlseVQPvC_TLr10BW2MBQRTcqjjI/view?usp=sharing


A equipe do projeto foi composta por representantes das empresas e instituições:
Sicoob Divicred, Codil, InovClub, Avivar, Fuzion Tecnologia, Freitas e Freitas advocacia, Onlinesites, Abakus, Farmax, Gerdau, ABC, Vilesoft, Vitaltec, Grite Demoday, Uai Mob, Vli, Espacial filmes, Estação D, Netec, Ecoworking,
Unifenas, UFSJ, UMA, UEMG, CEFET-MG, Pitágoras, UFMG, SENAI, FIEMG, GEEC, CDL Divinópolis, ACID, SEBRAE, Sinduscon-MG, Prefeitura de Divinópolis, Secretaria de trabalho e desenvolvimento social e secretaria de desenvolvimento econômico.


Paralelamente ao projeto foram surgindo iniciativas de representantes locais para fomentar o ecossistema por meio de bate papos online sobre temas relevantes para a comunidade empreendedora. Estas iniciativas a partir do lançamento do projeto proporcionarão maior visibilidade para o ecossistema, atraindo investidores e empreendedores e se tornando celeiro de novas oportunidades para a comunidade. 

Para ficar por dentro das novidades do ecossistema basta seguir o perfil do ecossistema de inovação do Sicoob Divicred

@embryo_inovacao.