Ser cooperado Sicoob Divicred é fazer parte de uma instituição parceira, feita de valores sobre união, justiça financeira, responsabilidade social e que trabalha pautada no propósito de transformar e valorizar vidas através do cooperativismo. Quatro de nossos cooperados deram seus depoimentos sobre como o cooperativismo transformou suas vidas e estão estampados nos nossos calendários 2021, como destaque Nacional no sistema. E esta semana o Sicoob Divicred homenageou a todos como cooperados destaque.

Conheçam suas histórias: 

Cooperado do Sicoob Divicred há mais de 5 anos, José de Oliveira Barboza participa ativamente das assembleias, pois acredita na transparência da cooperativa e diz que se sente completamente à vontade para dar suas opiniões. Ele sabe que, na Assembleia Geral, o voto define não apenas o funcionamento dos negócios, mas também como é possível, na posição de cooperado, participar dos resultados da cooperativa. Para ele, o rateio, feito proporcionalmente à movimentação de cada cooperado, reforça o sentimento de pertencimento e motiva todos a fazerem um esforço múltiplo para, cada dia mais, fortalecer o cooperativismo.

Danubia Gonçalves Miné sempre gostou de fazer doces. Em 2012 começou um estágio em uma das agências do Sicoob Divicred, onde vendia suas trufas, que faziam sucesso entre os colegas. Foi em abril de 2013 que uma das colegas sugeriu que ela fizesse ovos de chocolate, e Danubia comemorou quando vendeu 5 unidades. Decidiu então realizar alguns cursos para se aprimorar. No ano seguinte, foi contratada como atendimento pela agência matriz. Passou a vender bolos e doces para os colegas de trabalho e, muitas vezes, até para eventos na cooperativa. Em 2016, decidiu se dedicar só à confeitaria, sua grande paixão. Assim nasceu a confeitaria sabores da Nunú.

Lucas Viegas Morato é professor, intérprete de Libras e empreendedor da Librando, um projeto de inclusão da Libras (Língua Brasileira de Sinais). A Librando começou com jogos pedagógicos em Libras, sendo criada para atender escolas para uma melhor inclusão e interação entre as crianças com jogos físicos. O tempo passou, o mundo digital veio cada vez mais forte, e o desejo de inovar sempre foi muito grande. Acompanhando o mercado, hoje a Librando oferece produtos e serviços no mundo digital. O Sicoob Divicred contribuiu e muito para o crescimento do negócio, que recebeu mentoria num programa de aceleração e alavancagem de startups graças ao apoio e participação da cooperativa.

Em uma região com grande número de crianças e adolescentes vivendo em condições vulneráveis, vive também Marcelo Falconeri dos Santos. Ele é idealizador do Projeto de Deus, que desde 2007 está engajado na luta para proporcionar a esses jovens um outro olhar para a vida. O Projeto de Deus vem crescendo e mudando as suas características de acordo com as necessidades da comunidade e, em um esforço de melhorar a infraestrutura e aumentar a rede de atendimento, encontrou no Sicoob Divcred e no Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Divinópolis a ajuda que precisava para realizar sonhos, valorizando o que há de mais precioso: a vida.