O Programa de Educação Cooperativa (PEC) é um projeto do Sistema Ocemg e Sicoob Divicred para inserir na comunidade através das escolas o cooperativismo como indutor do desenvolvimento local com base no 5º e o 7º princípios do cooperativismo (educação, formação e informação, e interesse pela comunidade).Em sua primeira edição, o programa está sendo desenvolvido na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, que é uma escola destaque em Divinópolis na realização de projetos de desenvolvimento dos alunos. O projeto é acompanhado pelo analista de comunicação e planejamento do Sicoob Divicred, Vagner Gualberto da Fonseca Junior, pela diretora da escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, Aélida de Lourdes Delfino Chaves e sob coordenação do professor, Marcelo Alves Pinto com o apoio de todos os professores do ensino fundamental.No dia 31 de maio o projeto foi apresentado para os professores da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira. E no dia 12 agosto o projeto foi exibido para os pais dos alunos da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, como intuito de informar e passar todas as ações que estão sendo realizadas com seus filhos.
Ações com os alunos
A primeira ação do PEC será um concurso de redação que terá a participação dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com o tema principal: Educar para Cooperar, Cooperar para Crescer. Crescer para Ser e Ter.
Os ganhadores do concurso que ficarem em primeiro e em segundo lugar, vão ganhar um kit escolar. O encerramento do concurso acontecerá no dia 20 de novembro na feira literária da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira.
No mês de setembro será realizado a Gincana Cooperativista, que irá abordar vários temas, como: meio ambiente, solidariedade, saúde, escola, comunidade, amizade e respeito. Os alunos serão divididos em 6 grupos de até 60 pessoas. No final da gincana os alunos que ganharem serão comtemplados com uma sessão de cinema patrocinada pelo Sicoob Divicred.
O Sicoob Divicred tem orgulho em fazer parte desse momento de crescimento e conhecimento dos alunos da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira.