O cooperativismo é a união voluntária de pessoas que buscam soluções econômicas e sociais com base em interesses comuns. Proporciona a capacidade de somar e dividir entre todos, tendo as pessoas como peça principal do processo.

A base do cooperativismo está na igualdade, solidariedade, democracia, ajuda mútua e responsabilidade.

O Cooperativismo de Crédito é caracterizado pela associação de pessoas com o objetivo de obtenção de linhas de crédito e de outros produtos e serviços fornecidos por instituições financeiras em condições mais propicias do que as providas pelo sistema bancário.

O cooperado é dono e ao mesmo tempo proprietário desta instituição, que oferece suas facilidades com remuneração mínima, necessária apenas para manutenção da administração da prestação dos serviços e por ser uma instituição sem fins lucrativos não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os cooperados, de acordo com a respectiva participação nas operações e atividades.

Início do Cooperativismo

Na Inglaterra, na época da Revolução Industrial, existiam muitas fábricas cheias de operários carregados de problemas e necessidades, pois enquanto as fábricas prosperavam, os operários viviam quase na miséria: muitas horas de trabalho, salário muito baixo, desemprego, fome, etc. E então, em meio a todos estes problemas, alguns operários resolveram se reunir para procurar uma solução e sentiram que só através da cooperação poderiam sobreviver à crise. Através da União de 28 tecelões (operários), foi criado um pequeno armazém cooperativo de consumo: a "Sociedade dos Equitativos Pioneiros de Rochdale". E aí foi lançada a semente do Cooperativismo, em Rochdale, 1844.

7 Princípios do Cooperativismo 

Educação Cooperativista



APROVEITE A OPORTUNIDADE! O Banco Central, disponibiliza mais de 12 cursos gratuitos para que você possa saber mais como cuidar de suas finanças.

Clique aqui para acessar o link e participar.